Pelo terceiro ano consecutivo, o Jardim Escola João de Deus conquistou o 1º lugar no Concurso de Presépios promovido pela Câmara Municipal do Porto. No projeto foram usados materiais reciclados, com as crianças a participarem na empreitada natalícia.
Corpo do artigo
Paula Graf, professora e diretora do jardim-escola, contou-nos que, na execução deste projeto, foram reutilizados materiais, como garrafas, garrafões, rolhas de cortiça, papelão e caixas de cereais vazias. Os primeiros foram utilizados para criar a "árvore" e, no seu interior, o presépio; o papelão foi recortado no formato de renas e as caixas de cereais contêm ilustrações criadas pelos mais pequenos, sendo que "todos eles fizeram um desenho alusivo ao Natal". E todas as crianças, do pré-escolar ao infantário, participaram.
A ideia começou a germinar em outubro e, em novembro, foram pedidos os materiais aos encarregados de educação. O processo de construção propriamente dito demorou cerca de três semanas e meia, contou Paula Graf. Quando souberam os resultados da avaliação do júri, os alunos "adoraram e ficaram eufóricos", relembra a diretora, destacando que, neste ano, "tinham um quadro interativo, através do qual conseguiam ver a evolução do projeto". "Esta é uma escola muito familiar e inclusiva. O espírito é mesmo esse, todos os funcionários conhecem o nome (da criança), os pais das crianças, e há um relacionamento muito próximo", assinala. Helena Maio, também ela professora da escola - e antiga aluna, bem como a sua mãe - e responsável pela monitorização do projeto, reforça a ideia da "cultura de clã, de família e de trabalho em conjunto" que existe no estabelecimento.
Nesse contexto, "toda a gente se disponibiliza para ajudar" na execução do presépio. Inicialmente, "o trabalho é dividido e planeado para cada turma", que vai centrando atenções na respetiva tarefa, até se juntar tudo no final. "Trabalharam imenso, mas adoraram", conta Helena, salvaguardando que não é um projeto só das crianças: "Todos os colaboradores ajudam".
Na edição deste ano do concurso promovido pela Câmara do Porto, o Jardim Escola João de Deus voltou a conquistar o primeiro prémio na sua categoria, o que valeu um prémio de 800 euros, além do respetivo diploma. Situado na Rua do Zambeze, no Porto, tem um total de 157 crianças, que se diferenciam pela cor dos seus bibes: os amarelos referem-se às crianças de 3 anos, os encarnados às de 4 anos e os azuis às de 5 anos.