O presidente da Sociedade Internacional de Promoção de Ensino e Cultura (SIPEC), que integra a Universidade Internacional da Figueira da Foz, Javier Mendez de Vigo, anunciou ontem que vai candidatar-se à Câmara Municipal local como independente.
Corpo do artigo
"A observação do estado de estagnação a que nos últimos anos chegámos em termos de desenvolvimento, aliada à decomposição político-partidária e à completa falta de imaginação em encontrar e desenvolver soluções credíveis para o concelho da Figueira da Foz, obrigam-me a estar aqui", revelou o candidato numa conferência de imprensa no Teatro Trindade, em Buarcos.
Javier Mendez Vigo, enquanto candidato independente e líder do Movimento "Força Figueira", afirmou que, "em nome da determinação cívica, do rigor das análises e da objectividade nas decisões", pretende "contribuir no sentido de oferecer futuro" aos figueirenses.
"Já não nos importa saber quais serão os outros candidatos", disse, numa altura em que os principais partidos não divulgaram ainda os seus cabeça-de-lista nas eleições autárquicas deste ano.
Entre as razões que o levaram a lançar o Movimento "Força Figueira", o presidente do conselho de administração da SIPEC realçou "a perda da importância estratégica" da cidade "nos planos económico, turístico, industrial, social, cultural e das pescas".
O actual presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz é António Duarte Silva, eleito pelo PSD, partido que nas autárquicas de 2005 manteve a presidência da autarquia, ao obter cerca de 48% dos votos e cinco dos nove mandatos no executivo.
O PS, com 33,14% dos votos, conquistou os restantes quarto lugares na vereação.