No Porto, cerca das 6.40 horas desta madrugada nasceu o primeiro bebé da cidade. É uma menina, chama-se Jesara e nasceu no Hospital de São João.
Corpo do artigo
A bebé é a mais nova de quatro irmãos e a primeira menina da casa. A mãe, Sara Oliveira, de 24 anos, diz que a gravidez da pequena Jesara foi a mais complicada de todas as que teve. Depois de duas semanas com muitas dores e contrações, a bebé decidiu nascer no primeiro dia de 2025. "Passei o Natal tranquila mas o Ano Novo já não", conta Sara Oliveira.
Por volta das seis da manhã, Sara Oliveira deu entrada no hospital de São João e, pouco tempo depois, às 6.42 horas, deu à luz. "Foi tudo muito rápido", conta a mãe.
Jesara, cujo o nome é uma junção dos nomes da mãe, Sara, e do pai, Gerson, nasceu de parto normal às 37 semanas, com 2.620 kg 46 centímetros. "É muito pequenina, nunca tive um bebé tão pequenino. Os irmãos enchiam as fatinhos", sublinhou a mãe.
A família, agora de seis elementos, reside na zona de Campanhã, na cidade do Porto. Apesar de já terem visto a irmã através de videochamada, os irmãos mais velhos ainda não tiveram oportunidade de a conhecer. A mãe, que está ansiosa por juntar os irmãos, acredita que o mais pequenino, de dois anos, possa ter alguns ciúmes.
Mais uma menina no Porto
Horas mais tarde, nasceu a segunda menina do Porto, no Centro Materno Infantil do Norte. Chama-se Inês e é a primeira filha de um casal residente em Vila Nova de Gaia. A menina, que também nasceu de parto natural, pesa 3,140 kg e tem 47,5 centímetros. De acordo com a diretora do serviço do Obstetrícia da maternidade, foi um parto calmo e espontâneo.
Já em Matosinhos, o primeiro bebé de 2025 é um menino. Nasceu cerca da 1.50 horas, no Hospital Pedro Hispano, com 3.490 kg e 50 centímetros.