Esta quinta-feira à noite, o auditório do Centro Cultural de Mirandela acolhe o espetáculo musical “Natal Urbano” que tem como protagonista o cantor Jimmy P, acompanhado por crianças e jovens de três coros juvenis locais: Nossa Senhora da Encarnação, Salesiano e São Bento.
Corpo do artigo
“O Natal Urbano é, acima de tudo, um exercício de partilha”, refere Joel Plácido, que no meio musical se converteu em Jimmy P. “Vai buscar um pouco daquilo que é o espírito do Natal, mas o que procura fazer é fundir universos que são naturalmente opostos, que é a música urbana, o Rap, o Soul, o R&B e aquilo que é a música Gospel. É fundir esses dois universos numa proposta musical e artística”, explica o cantor.
Jimmy P diz ser um formato desafiante. “Acima de tudo é distinto daquilo que estou habituado a fazer na minha rotina de artista, porque não é um formato de concerto que possa fazer no MEO Sudoeste ou no Summer Fest, mas antes levar um reportório que é meu, com uma roupagem totalmente nova e celebrar aquilo que é o espírito do Natal, que é um espírito de partilha, de união, sobretudo”, sublinha.
A ideia deste projeto surgiu numa pequena atividade que Jimmy P teve com o coro Infantil e Juvenil no Porto. “Acabou por chamar a atenção de algumas pessoas, de alguns municípios, de alguns vereadores e começamos a ser contactados a partir daí. A nossa única premissa era poder envolver a comunidade desses locais onde nós vamos atuar e no caso de Mirandela, por exemplo, vamos fazer isto com três coros locais”, explica.
Jimmy P juntou as suas canções mais icónicas como “Entre as Estrelas”, “Contigo”, “Volta Pra Ti” ou “Sempre que acordares”, que somam milhões de visualizações nas plataformas digitais, a temas que são verdadeiros clássicos nesta altura do ano, como “Happy Day”, “Amazing Grace” ou "Hallelujah", que nos dizem que o Natal está a chegar.
“Estou super entusiasmado porque, para mim, isto é tudo novidade e só o facto de ser uma experiência nova acaba por ser muito estimulante e acho que há mesmo um entusiasmo generalizado a propósito deste concerto”, confessa o cantor.
Com a presença das crianças e jovens dos coros juvenis de Mirandela, Jimmy P também pretende homenagear o talento local, prometendo um espetáculo muito intimista e de acordo com a época que vamos atravessar. “Isto é tudo muito mais íntimo, muito mais pessoal. A música vive, sobretudo, da melodia e das vozes, e não propriamente do ritmo. Portanto, acho que vai ser uma experiência que vai ser muito interessante e quem se deslocar até aqui para ver este concerto não se vai arrepender”, garante.
Para o vereador do pelouro da cultura do Município de Mirandela, este espetáculo está a ter um enorme impacto nos mais jovens. “O Jimmy P é uma fonte de motivação, um exemplo”, afirma Vítor Correia. “Mas, mais importante do que trazermos cá os artistas é fazer este envolvimento com a comunidade, com os coros a participar, a cantarem com eles, é determinante para que eles se sintam mais motivados e que sigam o exemplo deste grande artista que é o Jimmy P”, acrescenta o vereador.