<p>Maria Conceição Martins Lopes, 75 anos, regressava a casa da missa quando, esta quarta-feira, foi colhida mortalmente por um carro desgovernado, que acabou por cair no pátio de uma casa, ao fundo de uma ravina com quase 10 metros.</p>
Corpo do artigo
Um morto e quatro feridos ligeiros foi o resultado de um aparatoso acidente registado, ontem de manhã, na freguesia de Santa Eulália, concelho de Vizela. Um jipe com quatro ocupantes despistou-se e foi cair no pátio de uma casa. No caminho, arrastou uma septuagenária, provocando-lhe a morte.
Maria Conceição Martins Lopes, de 75 anos, vinha da missa matinal, como fazia quase todos os dias, pela berma da Estrada Nacional 106, que liga Vizela a Penafiel, quando foi colhida por um jipe desgovernado. A vítima não resistiu à violência do embate e acabou por morrer no local.
A viatura, que segui no sentido de Vizela, foi aterrar no pátio de uma habitação, alguns metros abaixo do nível da estrada nacional, depois de capotar. Por sorte, àquela hora, não se encontrava ninguém no local. Os quatro ocupantes sofreram ferimentos ligeiros, segundo fonte dos bombeiros.
O acidente deu-se cerca da 7.30 horas, segundo indicação dos Bombeiros de Vizela (que estiveram no local), no lugar de Carreira de Chã, na freguesia de Santa Eulália, concelho de Vizela. O jipe seguia na direcção de Vizela com quatro ocupantes, todos da mesma família residente em Vizela - o casal e dois filhos, um de quatro e outro de 12 anos, que sofreram apenas ferimentos ligeiros, não obstante a dimensão do acidente.
"Foi uma sorte não estar ninguém no pátio da casa onde caiu o jipe. Podia ser muito pior", disse um elemento da GNR de Vizela.
As autoridades estão a investigar as causas do acidente, mas ontem admitia-se que pudesse ter sido originado pelo piso escorregadio. Ao certo, só as investigações dos agentes do Núcleo de Investigação da Brigada de Trânsito de Braga é que irão poder determinar as causas.
O que se sabe é que o condutor do jipe perdeu o controlo da viatura e esta só parou uns metros abaixo, no pátio de uma casa. Desgovernada, a viatura colheu com violência uma senhora que circulava na berma da estrada e que acabou por falecer no local.
O corpo foi ontem autopsiado na morgue do Centro Hospitalar do Alto Ave. O funetral realiza-se esta tarde, pelas 17 horas, na igreja de Santa Eulália. Quanto aos ocupantes da viatura, sofreram ferimentos ligeiros e foram transportados pelos bombeiros de Vizela para o hospital.
No local, que depressa se tornou palco para curiosos, além dos bombeiros de Vizela e do INEM, esteve ainda a GNR e o Núcleo de Investigação de Crimes de Trânsito do Comando Territorial de Braga.