O candidato do PS à Câmara de Gaia, João Paulo Correia, quer criar um vale-farmácia destinado aos munícipes com mais de 65 anos. O vale terá um valor base de 150 euros, podendo atingir os 250 euros anuais.
Corpo do artigo
A proposta surge para dar resposta a uma franja da população que tem crescido no concelho, justifica, em nota enviada ao JN, a candidatura do socialista, que lembra que "os censos de 2021 revelaram um crescimento de 39% do número de residentes em Vila Nova de Gaia com mais de 65 anos de idade", facto que representa "um novo desafio para o município".
O alargamento da gratuitidade do Andante, o projeto Táxis Saúde, o reforço do programa de apoio ao cuidador informal e a proposta do vale-farmácia "são novas respostas absolutamente fundamentais para as pessoas com idades acima dos 65 anos e que, por natureza, se encontram em situação de maior fragilidade financeira potencial, e que, no seu conjunto, podem representar, em anos de aplicação completa destas medidas, cerca de 10 milhões de euros do orçamento municipal", refere João Paulo Correia.
O vale-farmácia anual terá um valor base de 150 euros, e poderá ser descontado nas farmácias aderentes para ser usado em medicamentos e noutro tipo de produtos. Em casos de necessidade extrema, o valor deste vale-farmácia pode ser revisto e atingir os 250 euros anuais.