
Espetáculos com cantores portugueses de sucesso têm sido a fórmula usada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição para arranjar verbas para recuperar património religioso
Foto: Direitos reservados
João Pedro Pais vai atuar no próximo dia 6 de dezembro, às 21.30 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, num concerto solidário destinado a angariar fundos para a reabilitação da capela, um edifício de interesse público que remonta ao século XVI.
Corpo do artigo
O artista junta-se a Cuca Roseta, Ana Bacalhau e Sofia Escobar que, em anos anteriores, fizeram concertos pela mesma causa, o que permitiu que uma parte significativa das obras já tenha avançado.
João Pedro Pais vai apresentar-se, em Guimarães, num formato acústico e intimista, no qual o músico revisita as suas canções "na forma mais simples, próxima da sua essência", refere um comunicado da paróquia. Na sequência do lançamento do seu último álbum, "Amigo Improvável", João Pedro Pais promete uma noite de emoções fortes e cumplicidade com o público.
Talha dourada e órgão do século XVII aguardam intervenção
A Capela de Nossa Senhora da Conceição é um imóvel de interesse público que remonta ao século XVI. O templo está ligado à romaria de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) e às Novenas das festas dos estudantes de Guimarães, as Nicolinas.
Até agora, as obras já efetuadas contemplaram a conservação e restauro dos telhados, paredes e soalhos, torre sineira, sacristia e numa fase mais recente dos azulejos e dos altares (mor e laterais). "Para concluir o processo de recuperação da Capela de Nossa Senhora da Conceição torna-se ainda necessário conservar e restaurar a tribuna, o órgão ibérico do século XVII e a talha dourada, entre outras intervenções de menor escala", refere a paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
