João Rosa é o novo comandante da Base Aérea número 11 em Beja, tornando-se no primeiro oficial natural da cidade a assumir o cargo.
Corpo do artigo
O Chefe do Estado Maior da Força Aérea (CEMFA), general João Cartaxo Alves, esteve presente em Beja, na terça-feira, na cerimónia do Dia da Unidade, comemoração do 59.º aniversário e Rendição de Comandante da Base Aérea (BA) Nº 11.
Tomou posse como comandante da BA11 o coronel piloto aviador (Cor PilAv) João Rosa, tornando-se no primeiro oficial natural de Beja a comandar a unidade e no 33º comandante desta infraestrutura aeronáutica, depois de, em 16 de agosto de 1967, AlbertoMagro ter sido nomeado como o máximo responsável na mesma.
O coronel Carlos Lourenço, oficial que assumiu as funções no comando na BA11 em outubro de 2021, foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos Grau Prata.
“Temos a responsabilidade de proteger e representar um povo com quase mil anos de história”, disse o coronel João Rosa, na primeira alocução aos novos comandados.
Quem é João Rosa
João Filipe Vitorino Rosa nasceu a 5 de maio de 1974, em Beja. Em 1992 ingressou no curso de licenciatura em Ciências Militares na Academia da Força Aérea e foi brevetado em setembro de 1997. Foi promovido a coronel em 2019. É o Chefe do Estado-Maior para o Comando Aéreo desde agosto de 2022 e comandante da Zona Aérea da Madeira desde janeiro de 2023. Conta com cerca de 4000 horas de voo, a maioria das quais em F-16AM.
Segundo a página do Estado Maior da Força Aérea (EMFA), o coronel João Rosa é casado e tem dois filhos.
Base Aérea Nº 11 (BA 11)
Tendo como divisa “Com Militar Engenho e Sutil Arte”, a BA11 foi criada em 1964 pela Portaria N.º 20856 de 21 de outubro, data que passou a ser considerada como o Dia da Unidade. A base ocupa uma área de cerca de 800 hectares e foi construída com a finalidade de corresponder aos acordos bilaterais entre Portugal e a República Federal da Alemanha, no sentido de proporcionar facilidades de treino operacional à Força Aérea Alemã. Através da Esquadra 101 - "Roncos" (Epsilon TB-30, avião de instrução), da Esquadra 506 - "Rinocerontes" (o novo KC-390 aeronave de transporte), Esquadra 552 - "Zangões" (Koala, helicópteros de busca e salvamento) e Esquadra 601 - "Lobos" (avião de patrulhamento marítimo, busca e salvamento), entre outros serviços da unidade, esta Base Aérea contribui diariamente para o cumprimento da missão da Força Aérea.