João Trocado vai recandidatar-se a um novo mandato à frente do PS/Póvoa.
Corpo do artigo
O socialista diz que o partido está “forte, confiante e unido” como nunca e reconhece que a saída do atual presidente da Câmara, Aires Pereira, que, fruto da lei de limitação de mandatos, não poderá voltar a candidatar-se nas Eleições Autárquicas de 2025, abre uma “oportunidade única” para o PS, que nunca conseguiu vencer na Póvoa de Varzim. Para já, João Trocado não quer abrir o jogo quanto a candidatos, mas não afasta a hipótese de vir a ser o cabeça de lista à Câmara, tal como sucedeu em 2021.
“Esta ideia, aparentemente simples, de existir uma sólida união e convergência entre todos os órgãos e rostos públicos do partido foi difícil de alcançar. O PS/Póvoa nunca antes viveu esta realidade”, frisou, ontem, na apresentação da candidatura à liderança do PS/Póvoa, lembrando que, a cada quatro anos, após as eleições, a concelhia “trocava de protagonistas e recomeçava do zero”.
Desta vez, e mesmo depois dos 21,92% de 2021, que acabaram a dar nova maioria absoluta ao social-democrata Aires Pereira, João Trocado ficou. Hoje, diz, o PS é “oposição competente, liderante e responsável”, tem “uma equipa unida” e “vai crescendo a cada dia”. E, nas próximas eleições Autárquicas, com Aires Pereira de saída, as possibilidades de vencer crescem: “Os poveiros farão uma nova escolha e essa será entre um PS renovado, que quer que a Póvoa avance, que tem uma ideia de progresso, e um PSD cansado, perdido nas guerras internas pela liderança da concelhia que ocorreram no último ano, e que tem um projeto saturado, focalizado somente na preservação do poder pelo poder”.
As eleições para a concelhia do PS são a 6 de julho e João Trocado deverá encabeçar a única lista a sufrágio. Depois, diz, é começar a preparar as Autárquicas, onde haverá uma equipa “de continuidade, reforçada por alguns rostos novos” e “candidaturas em todas as freguesias”.
Apesar de nunca o PS ter ganho na Póvoa, afirma, as expectativas são altas: “Vamos demonstrar que estamos preparados para governar, que merecemos ganhar”, rematou.