O Clube Hóquei dos Carvalhos apresenta, nesta sexta-feira, a equipa para a época 2024/2025, num jogo contra o F.C.Porto que terá cariz solidário. O objetivo é angariar verbas para ajudar Simão, um menino de quatro anos, de Gaia, que sofre de epilepsia grave e de doenças raras, necessitando de terapias dispendiosas.
Corpo do artigo
O jogo está marcado para as 20.30 horas, no pavilhão do Hóquei dos Carvalhos, e as entradas têm um custo mínimo de dois euros, podendo cada pessoa contribuir com donativos acima desse valor. A totalidade das receitas angariadas na bilheteira revertem para a criança, pelo que o clube de Gaia apela ao contributo de toda a comunidade. Todos os interessados em ajudar podem ainda fazer donativos para a conta solidária de Simão, com o NIB 001800035879 624402077, ou por MBWay, através do do número 916188252.
Com um atraso no desenvolvimento físico e cognitivo e 95% de incapacidade, Simão precisa de terapias intensivas para melhorar. Sem resposta adequada no serviço de saúde público, a alternativa é o recurso a uma clínica privada em Espinho, onde os tratamentos de que o menino precisa custam 2500 euros por mês, um valor que os pais, Teresa e Pedro Alves, não têm como suportar. A este valor acresce uma significativa despesa em fármacos, a qual pode ascender a “150 euros numa semana, quando ele está com crises [de epilepsia]”, refere a mãe, que acompanha Simão nos vários tratamentos que faz.
Para melhorar a grave condição de saúde, o menino precisa de fazer fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional, método Padovan e cinesioterapia respiratória, uma vez que também padece de problemas a este nível. Sem recursos económicos que permitam fazer face às avultadas despesas, a família apela à ajuda de todos e criou, em janeiro passado, a página de Facebook “Juntos pelo Simãozinho”, para divulgar a causa, abrindo ainda a conta solidária do menino.