O Estádio Universitário, em Lisboa, recebe este fim de semana a fase final das <span calibri="" style="font-size:11.0pt;line-height:115%; font-family:">"Olisipíadas", que assinala o final ano letivo. Espera-se a <span calibri="" style="font-size:11.0pt;line-height:115%; font-family:">presença de cerca de 4500 atletas e 20 federações.
Corpo do artigo
O programa, que, à semelhança de anos anteriores, deverá ser marcado por grande animação por parte das crianças e respetivas famílias, começa esta sexta-feira, em que se celebra o Dia Olímpico em Lisboa. Entre as 10 e as 17 horas, terão lugar várias iniciativas lúdicas ("Fun park", Arraial pedagógico entre outras), que assinalam o fim do ano letivo com várias crianças das escolas públicas de Lisboa.
A Câmara Municipal de Lisboa conta com a participação de cerca de 4500 crianças dos Jardins de Infância e Escolas Básicas do 1º Ciclo da Cidade de Lisboa. Estarão presentes mais de 20 federações desportivas, bem como outras associações e parceiros que vão dinamizar atividades olímpicas e não olímpicas permitindo a todos os presentes vivenciarem e experienciarem diversas modalidades desportivas
Destaque no programa para a operação simbólica da cerimónia de revezamento da Tocha Olímpica, que cumprirá um percurso pelas 24 Freguesias da cidade e culminará com o acender da pira Olímpica na Praça do Município, celebrando o fecho do Dia Olímpico e a Abertura da Fase Final das "Olisipíadas".
Pelas 17 horas, a Praça do Município acolhe a Cerimónia de abertura da festa final das "Olisipíadas" que inclui vários momentos que evocam o espírito olímpico (descida de ginastas em rappel do edifício dos Paços do Concelho, a atuação do hino do evento, apresentação gímnica com o tema dos Jogos Olímpicos 2016 a muitas outras surpresas).
Sábado e domingo, das 9h às 19 horas, terão lugar no Estádio Universitário de Lisboa, as competições finais dos jogos e várias atividades lúdicas e de experimentação, abertas a todos, tais como: slide/escalada, lacrosse, snooker, orientação, boxe e muitas outras. No local haverá também uma zona de "street food" e uma área dedicada à saúde e hábitos de vida saudáveis.
.