O músico José Cid foi surpreendido esta tarde na Mata do Buçaco, Aveiro, quando plantava uma árvore. O compositor ficou emocionado pela recriação surpresa da música "A Lenda de El Rei D. Sebastião", que escreveu para o Quarteto 1111.
Corpo do artigo
José Cid diz que a arte continua a ser uma forma de intervir politicamente, "acima" de qualquer sistema. O cantor não fazia ideia de que a música do Quarteto 1111 ia ser recriada no Buçaco, um lugar que é hoje candidato a Património Mundial da UNESCO.
A surpresa aconteceu assim que o cantor plantou um cedro no meio da floresta, numa iniciativa que pretende alertar para a importância da biodiversidade e da proteção do património florestal da Mata do Buçaco.
Cerca de 60 pessoas, profissionais e voluntários, apareceram do meio da floresta vestidas como bruxos, ciganos e trovadores para recriar a letra que José Cid escreveu no final da década de 60 para o Quarteto 1111.
A encenação criada pela Companhia de teatro Viv'Arte, com o apoio da Fundação da Mata do Bussaco, pretendeu homenagear o artista, que tem fortes ligações pessoais ao espaço.