O escritor angolano José Eduardo Agualusa é o vencedor da edição de 2025 do Prémio Literário Manuel de Boaventura, atribuído bienalmente pelo Município de Esposende.
Corpo do artigo
O júri distinguiu, por unanimidade, o romance "Mestre dos Batuques", sublinhando tratar-se de “uma obra de evidente maturidade literária, na qual sobressai um apuradíssimo virtuosismo expressivo e estilístico ao serviço de um imaginário original e suficientemente instigante para problematizar questões fundamentais, especialmente as relações da história com a ficção sob pano de fundo do processo colonial português e não apenas”.
A decisão foi igualmente sustentada pela “riqueza intertextual do romance, reveladora da sua invulgar densidade literária”, segundo nota divulgada pelos jurados.
Nascido no Huambo, Angola, em 1960, José Eduardo Agualusa é um dos mais destacados autores lusófonos da atualidade. Com uma obra vasta que abrange o romance, o conto, a crónica e a literatura infantil, tem sido amplamente reconhecido em Portugal e no estrangeiro. Entre os prémios recebidos, destacam-se o Grande Prémio de Literatura RTP (1998), o Independent Foreign Fiction Prize (2004) e o International Dublin Literary Award (2017), além de ter sido finalista do Man Booker International Prize, em 2016.
O Prémio Literário Manuel de Boaventura, no valor de 7500 euros, visa homenagear o escritor e homem de cultura natural de Vila Chã, Esposende, sendo destinado a obras inéditas de Romance ou Conto de autores de língua portuguesa. Nesta edição, foram recebidas 201 candidaturas provenientes de vários países lusófonos, número que o júri considerou demonstrativo do prestígio crescente da iniciativa.
O júri de 2025 foi composto por Sérgio Guimarães de Sousa (Universidade do Minho), que presidiu, Fernando Alexandre Pereira Lopes (Instituto Politécnico de Viseu) e Maria Luísa Leite (Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura), representante do Município de Esposende.
Desde a sua criação, em 2017, o prémio já distinguiu autores como Ana Margarida de Carvalho, Filipa Martins, Mia Couto, Giovana Madalosso e Rui Couceiro. A cerimónia de entrega do prémio a José Eduardo Agualusa será realizada em data a anunciar.