O secretário-geral do PS vai presidir à Comissão de Honra da candidatura de Ricardo Costa à presidência da Câmara Municipal de Guimarães.
Corpo do artigo
José Luís Carneiro elogiou o modelo de desenvolvimento vimaranense, perante uma plateia onde estavam muitos empresários, na apresentação da Comissão de Honra da candidatura de Ricardo Costa à Câmara Municipal de Guimarães, no domingo. Ricardo Costa destacou que a sua candidatura “não é contra ninguém”, mas sim “a favor de Guimarães” e reuniu personalidades de muitas áreas. Uma presença muito notada foi a de Filipe Lobo d’Ávila, ex-deputado e secretário de Estado do CDS.
Carneiro escolheu a economia para pautar o seu discurso a uma plateia constituída por muitos empresários. Mostrou-se preocupado com os efeitos das tarifas de 30% às exportações europeias impostas por Donald Trump, “principalmente sobre as empresas desta região, de setores como o têxtil, o vestuário ou o vinho”. O secretário-geral do PS e presidente da Comissão de Honra da candidatura de Ricardo Costa à Câmara de Guimarães defende que “o Governo tem de ter um plano bem preparado para defender os interesses das empresas desta região que contribuem com milhares de euros para a economia”.
“Fico particularmente comprometido com os objetivos desta cidade e deste concelho”, afirmou José Luís Carneiro ao aceitar presidir à Comissão de Honra da candidatura local do seu partido. O secretário-geral não se esqueceu de enaltecer a obra de Domingos Bragança, o autarca socialista que cessa funções em outubro, ao fim de três mandatos, e do seu antecessor, António Magalhães.
Elogio aos empresários vimaranenses
Para José Luís Carneiro, “a economia precisa de valorizar os setores tradicionais, mas trazendo para as empresas o conhecimento e a investigação”. Segundo o dirigente socialista, que foi deputado eleito pelo círculo de Braga, “Guimarães é a expressão plena de como um território se pode desenvolver no plano económico, social e cultural”. O ex-ministro da Administração Interna recorreu ao seu conhecimento das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo - Austrália, França, Uruguai - para enaltecer a afirmação de Guimarães, remetendo para o “slogan” da campanha de Ricardo Costa: “Afirmar Guimarães”.
“Reunimos dezenas de personalidades da cultura, economia, ciência, desporto e setor social para pensarmos, sem filtros, o que Guimarães precisa”, destacou Ricardo Costa. “Não tomamos decisões com base em ‘achómetros’. Sabemos que Guimarães queremos ser”, acrescentou. Uma da presenças, muito notada, foi Filipe Lobo d’Ávila, personalidade com histórico no CDS, que recentemente se mudou para Guimarães. “Não sou socialista, mas estou aqui por pessoas”, ressalvou o ex-secretário de Estado.