
O jovem de 15 anos foi tranferido para Lisboa de helicóptero
Arquivo / Global Imagens
Um rapaz de 15 anos foi atropelado, na terça-feira ao final da tarde, em Carvalhos de Figueiredo, Tomar, confirma ao JN fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo. Face à gravidade dos ferimentos, foi transportado de helicóptero para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Corpo do artigo
Vítor Bastos, adjunto de comando dos Bombeiros Sapadores (BS) de Tomar, revela que o jovem ficou com ferimentos na “zona da cintura”, onde terá sofrido o embate do veículo ligeiro, e com vários traumatismos. “Estava inconsciente e foi classificado como ferido grave. Daí ter vindo o meio aéreo para a evacuação ser mais célere”, justifica.
A chamada para o 112 foi feita às 18.19 horas pelo condutor da viatura, que ficou “em estado de choque” e foi assistido no local, adianta Vítor Bastos. Tendo em conta a gravidade dos ferimentos, o adolescente foi transportado para Lisboa pelo helicóptero do INEM de Évora, que aterrou no Estádio Municipal de Tomar, às 19.10 horas.
“Não havia condições de aterragem no local do atropelamento, pois é uma zona de cultivo e a visibilidade era reduzida, pois foi próximo do por do sol”, explica o adjunto do comando dos Sapadores de Tomar. “Foi o piloto que indicou o Estádio Municipal, que fica a cinco quilómetros de distância do local, e foi a nossa ambulância que o transportou para lá”, acrescenta.
Ponto negro
Em relação à EN110, onde ocorreu o atropelamento, Vítor Bastos diz que “é uma reta com semáforos de controlo de velocidade, onde ocorrem acidentes com alguma gravidade”. Além disso, não existem passeios. “Tem apenas um pequeno espaço de terra batida e uma vala de escoamento de água residuais”, refere. Contudo, o rapaz foi atropelado na estrada, “relativamente próximo de casa”.
O jovem foi assistido por elementos dos BS de Tomar, pelos profissionais de saúde de uma ambulância de suporte imediato de vida de Torres Novas, e de uma viatura médica de emergência e reanimação do Médio Tejo, antes de ser transferido pelo helicóptero do INEM para Lisboa.
