A famalicense Beatriz Costa, de 17 anos, vai representar a região do Minho, no European Chef Award, concurso gastronómico europeu que se realiza em novembro, em Galway, Irlanda.
Corpo do artigo
A jovem estudante da Didáxis de S. Cosme, cooperativa de Famalicão, foi a vencedora do Minho Young Chef Award, cuja final se realizou nesta sexta-feira.
O objetivo da prova era eleger o representante local para o concurso europeu cujo intuito é valorizar as regiões, as suas receitas e os seus produtos. Concorreram 11 jovens estudantes da área da cozinha ou que tenham terminado os estudos há menos de um ano.
Aos jurados, Beatriz apresentou uma receita inspirada na avó e nas noites de fado passadas em sua casa: um arroz de tacho cozido numa mistura de água, entrecosto estufado e vinho tinto.
Para o cozinheiro Renato Cunha, embaixador e júri da competição, o facto de se tratar de um prato "verdadeiramente minhoto" e de ser um produto "slow food" foi "fundamental" para convencer os avaliadores.