Um jovem de 17 anos desapareceu esta sexta-feira no rio Douro, ao início da tarde, após ter saltado do tabuleiro inferior da ponte Luís I, no Porto. É aluno de um curso de formação profissional de uma escola em Arcozelo, em Gaia, e estava no local no âmbito de uma visita de estudo.
Corpo do artigo
Ao que o JN apurou, três jovens atiraram-se ao rio pela hora do almoço, mas um deles deixou de ser visto depois de entrar na água. Um dos amigos ainda o tentou ajudar, mas não conseguiu. São todos colegas de turma na Escola Secundária Arquitecto Oliveira Ferreira, em Arcozelo, onde frequentam o 12º ano.
Segundo o comandante da capitania do porto do Douro, Silva Lampreia, o jovem desaparecido "estava numa visita de estudo acompanhado por professores" e colegas da mesma idade que, pela hora do almoço, "por alguma razão decidiram dar o salto na ponte".
O jovem que desapareceu "é de nacionalidade brasileira, tem 17 anos e frequenta o 12º ano", precisou Silva Lampreia. Os outros dois colegas conseguiram sair da água, e não tiveram necessidade de receber assistência médica. Receberam apoio psicológico.
As primeiras informações, fornecidas à Lusa, ao início da tarde, por fonte do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto, davam conta de que o jovem que tinha desaparecido no Douro seria um dos que habitualmente salta para o rio a troco de dinheiro dado por turistas. Contudo, a informação não viria a confirmar-se.
O corpo desapareceu no lado do Porto, precisou a fonte.
Nas buscas pelo jovem estiveram elementos dos Bombeiros Sapadores do Porto e da Polícia Marítima, num total de 16 operacionais - entre os quais três mergulhadores dos Sapadores -, duas embarcações e quatro viaturas.