Maria Cara d'Anjo venceu um concurso de tradução de inglês para português e vai receber o galardão em Bruxelas a 1 de abril
Corpo do artigo
Uma jovem de Anadia foi a vencedora portuguesa de um prémio de tradução da União Europeia. Maria Cara d'Anjo, de 17 anos, venceu entre quase uma centena de candidatos nacionais e é uma das 27 premiadas, entre quase três mil que participaram. O prémio será entregue a 1 de abril, na sede da União Europeia, em Bruxelas.
O desafio foi lançado a Maria pela sua professora de Inglês, Sónia Marques, no Colégio Nossa Senhora da Assunção, em Anadia. "Ela sempre foi das melhores alunas da turma e sempre foi muito curiosa e com muita vontade de aprender", justifica a professora. O concurso realizou-se em novembro de 2021, com Maria a traduzir, numa plataforma online, uma troca de cartas entre um português e um inglês sobre a Cimeira do Clima de Glasgow e que transportes teriam de apanhar.
"Era uma prova de duas horas e o texto não era muito longo, deu tempo para rever e escrever melhor", aponta a jovem, para quem o inglês nunca foi um obstáculo. "Tenho uma convivência diária com a língua, desde filmes, música, internet, e até com amigos uso expressões inglesas. Tenho inclusivamente uma amiga que viveu em Inglaterra e, às vezes, falamos inglês entre nós", descreve.
Futura cientista?
A estudar no 12º ano do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, Maria admite não ter ainda grandes certezas sobre o que quer fazer no futuro. Sabe que quer ir para a universidade e pensa em fazer investigação científica. "Tenho ainda alguns meses para pensar melhor nisso", entende.
Esta é a terceira vez que o colégio bairradino vence o prémio, depois de 2008 e 2013. Para além do prémio de Maria, uma outra aluna obteve uma menção honrosa. "Selecionámos os nossos melhores alunos de Inglês. Têm uma grande familiaridade com a língua e não é só nos alunos de letras. A Maria é da área científica e tem muito interesse pelo inglês", destaca Sónia Marques.