<p>Um rapaz de 16 anos, de nacionalidade russa, sofreu ferimentos graves, depois de ter saltado de uma prancha para a água. O acidente ocorreu por volta das 14.30 horas, no cais de embarque da ilha Berlenga, Peniche.</p>
Corpo do artigo
O socorro inicial chegou de barco. O salva-vidas “Vigilante”, do Instituto de Socorros a Náufragos de Peniche, saiu de Peniche rumo ao arquipélago – cerca de 13 quilómetros – levando a bordo elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). à chegada à ilha, estes conseguiram estabilizar a vítima e prepará-la para a evacuação.
O jovem acabaria por ser retirado da ilha por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa (Merlin), que aterrou junto ao farol. Foi depois evacuado para o Hospital de S. José, em Lisboa.
O rapaz “magoou-se ao fazer um mergulho e como havia suspeita da existência de um problema na coluna, não pôde ser transportado de barco para terra” explicou o comandante operacional municipal, José António Rodrigues.
Depois de avaliada a situação, o INEM solicitou a ajuda da Força Aérea para a evacuação da vítima, que se “encontrava estável sem correr risco de vida”, revelou o responsável.
Segundo apurou o JN, o rapaz estava a passar férias com a mãe, que se encontra a viver em Portugal há cerca de seis anos.
A Berlenga é bastante visitada, especialmente durante o mês de Agosto. Os mergulhos para a água feitos por miúdos e graúdos, são realizados numa prancha, localizada no cais de embarque. Até ontem não havia registo de nenhum acidente deste género