
O jovem conduzia uma mota e foi colhido a atravessar a passagem de nível
Foto: Direitos reservados
Um jovem motociclista de 18 anos morreu, ao início da tarde desta quinta-feira, vítima de um atropelamento ferroviário em Ovar. A circulação de comboios na Linha do Norte esteve interrompida cerca de duas horas.
O atropelamento ocorreu pelas 12.10 horas, na primeira passagem de nível a sul da estação de Ovar, e vitimou o jovem Pedro Carvalho, que circulava num ciclomotor elétrico.
"Vi o rosto dele ao ver o comboio aproximar-se. Era um moço na flor da idade, que lamentavelmente morreu", comentou ao JN Darcílio Sousa, que se encontrava junto à passagem de nível onde ocorreu o acidente. Conta, a muito custo, a "imagem" que diz ter presa "à mente". "Cheguei a pé junto às cancelas e ouvi o toque e o sinal vermelho. Parei de imediato e não arrisquei passar", descreveu, contando que, quase de imediato, viu o motociclista a chegar. "Nem me passou pela cabeça que ele não ia parar", recordou.
O comboio apitou várias vezes, ainda antes de chegar à passagem de nível, mas nada fez parar o jovem, que não terá percebido o perigo iminente. "Quando mete a motorizada na linha, já depois de ter ultrapassado a barreira, é confrontado com o comboio. Vi a expressão dele, já não havia nada a fazer", contou, garantindo que "nem deu tempo para o avisar".
O comboio de mercadorias "bateu de lado na moto, mas ele foi projetado uns 50 metros".

Ao contrário do que acontece com os comboios que circulam de Sul para Norte, em sentido contrário não há visibilidade naquele local, motivo pelo qual os cuidados devem ser redobrados, diz a testemunha: "Isto é mais um motivo de alerta. Tem De haver muito cuidado, porque já morreram aqui várias pessoas. Vejo muita gente a circular a pé que passa na linha com os sinais ativados."
Darcílio lembrou ainda promessas antigas. "Há muito que falam em fazer passagens desniveladas, mas até agora nunca as fizeram. Era importante resolver esse problema", apontou.
A circulação ferroviária foi reposta nos dois sentidos pouco depois das 14 horas. Estiveram no local os bombeiros de Ovar e elementos da PSP, que tomaram conta da ocorrência.
