Daniel está em coma induzido e já lhe foi retirada muita água e lodo dos pulmões.
Corpo do artigo
O jovem de Guimarães que desapareceu no domingo, por volta das 10 horas, depois de se ausentar do recinto do Festival Sound Waves, em Esmoriz, Ovar, para, segundo os amigos, comprar água, continua internado no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, com prognóstico reservado. Daniel Ribeiro está em coma induzido, depois de ter sido encontrado num estado de grande debilidade, em que quase não conseguiu articular uma palavra.
Por outro lado, sabe-se que Daniel Ribeiro foi encontrado com uns calções vestidos que a família e os amigos não reconhecem como sendo dele.
Segundo fonte próxima da família, no momento em que foi encontrado, os rins do jovem estariam em falência, a tensão arterial descontrolada e a pulsação muito elevada. Além disso, Daniel Ribeiro ingeriu muita água e lodo, depois de ter, ao que tudo indica, passado cerca de 80 horas numa zona pantanosa e de vegetação muito densa e alta.
De acordo com a mesma fonte, os médicos já retiraram meio litro de água e lodo dos seus pulmões. Para resistir a esta situação de debilidade extrema, Daniel foi colocado em coma induzido.
O jovem tem junto dele a família - pai, mãe e uma irmã - que, neste momento, prefere não prestar declarações.
Depois de ter sido encontrada uma parte da roupa e das sapatilhas, falta saber onde param a t-shirt, o telefone, que deu sinal até ficar sem bateria, e a bolsa com os documentos. Na situação em que foi encontrado, segundo um elemento que participou nas buscas, “valeu-lhe ser um rapaz de um metro e noventa que mesmo assim ficava com metade do corpo fora da água”. De acordo com este indivíduo, “naquele local, até os cães pisteiros tinham dificuldade de penetrar no mato”.
Cristina Freitas, a patroa do jovem, que trabalha numa pastelaria no Guimarães Shopping, interrompeu as férias para colaborar nas buscas. “Daniel é um excelente trabalhador, muito responsável, às vezes nem parecia um rapaz deste tempo. Foi a primeira vez que foi a um festival. Melhor eu não lhe tivesse dado o fim de semana”, comenta.
Sound Waves Fest durou 21 horas em contínuo
O festival em que o jovem de Guimarães estava quando desapareceu era um evento de música eletrónica que começou no sábado às 17 horas e se prolongou por toda a noite e até às 14 horas de domingo. No total foram 21 horas contínuas. Esta foi a 16.a edição do evento. Daniel Ribeiro desapareceu por volta da 17.a hora, segundo os amigos para comprar água, “porque nessa altura já não havia nos bares do festival”.