Um clube de cinema, a distribuição de gratuita de produtos menstruais nas escolas e a promoção da mobilidade internacional na áreas da cultura e do voluntariado são algumas das ideias que sustentam os projetos vencedores da edição deste ano do orçamento participativo jovem promovido pela Câmara de Gaia. A autarquia destinou 240 mil euros à concretização dos projetos mais votados e que serão incluídos no orçamento municipal de 2026.
Corpo do artigo
Na área das artes e criatividade, os mais votados foram "Claquete 7 - Casa do Cinema e dos Artistas de Gaia", de Pedro Pereira, que inclui a criação de um clube de cinema e o apoio a jovens artistas emergentes do concelho, e "Brisa de Histórias", de João Bento, que propõe a instalação de bibliotecas comunitárias em espaços aprazíveis do concelho.
"Free-Way: Pega e Leva", de Maria Duarte, que visa a distribuição gratuita de produtos menstruais por toda a comunidade escolar, e "Água sem Barreiras", de Lucky Barnet, que levará desportos aquáticos (surf, stand up paddle e canoagem) a um público mais amplo, foram os vencedores.
Já na área da capacitação e do empoderamento jovem, foram escolhidos os projetos "Gaia sem Fronteiras", de Tomás Lemos, com o objetivo de promover a mobilidade internacional, com enfoque nas áreas da cultura e do voluntariado, e (Des) Conecta", de André Tavares, que incide na capacitação digital com o intuito de promover um uso saudável das tecnologias.
"O GOP + Jovem proporciona aos jovens a oportunidade de participarem ativamente na vida do concelho. Através de uma quantia significativa, 240 mil euros, os jovens podem expressar-se e dizer qual o caminho a seguir. Se a participação pública é um desígnio de cidadania e de democracia, o GOP + Jovem é um dos seus principais bastiões", afirma Elísio Pinto, vereador da Juventude.