Seis jovens de Lisboa estão a promover uma campanha solidária, com o objetivo de juntar 120 quilogramas de brinquedos, bicicletas, roupa, edredões e cobertores, para doar a famílias carenciadas do deserto de Marrocos.
Corpo do artigo
A intenção é entregar os bens ao longo dos oito dias em que vão participar na UniRaid 2025, uma prova de 2400 quilómetros pelas rotas do Dakar, ao volante de veículos com mais de 15 anos. A partida está marcada para dia 8 de fevereiro, em Tânger.
"Na primeira etapa, vamos descarregar a maior parte do material para camiões da organização, porque os carros não podem ir muito pesados", conta Beatriz Mota Pinto, 29 anos, estudante de arquitetura, que partilhará o volante de um Volkswagen Polo de 2002 com Ricardo Costa, especialista em mecânica. "Nas sete etapas seguintes, vamos encontrar-nos com as restantes populações desfavorecidas, e dar-lhes os bens e os materiais".
Beatriz Mota Pinto diz que as principais necessidades foram identificadas pela organização, mas a equipa Duna & Dudes está a tentar reunir ainda material escolar e uma cadeira de rodas.
Referigerantes muito disputados
"Sabemos que existe uma grande comunidade de mulheres, e que há muitas crianças", adianta. António Monteiro, 33 anos, agricultor, é a terceira vez que vai ao deserto de Marrocos, uma das quais com João Simões, comercial de automóveis, com quem faz dupla na prova num Opel Corsa de 1997, pelo que confirma as carências.
"Precisam de muitas coisas, mas os miúdos pediam-nos, sobretudo, as latas de Coca-Cola e de Red Bull que levámos, porque estávamos muitas horas acordados a conduzir", relata António Monteiro. "Em Agodal, o ponto mais alto de Marrocos, estavam todos à nossa volta, e começaram a lutar pelas coisas, enquanto outros queriam vir connosco", diz.
Apesar disso, nunca sentiu perigo. "Mas foi confuso, porque as pessoas vivem em tendas de lona no meio do deserto, onde não há água, mas não queriam as nossas garrafas", assegura.
Tudo documentado nas redes sociais
Pedro Soares, programador, e João Marufo, engenheiro, completam a equipa Duna & Dudes, ao volante de um Ford Fiesta de 2000. Os custos com a preparação dos carros, a participação da equipa na prova e toda a logística ascendem a seis mil euros, pelo que os jovens estão a recolher donativos através da plataforma GoFundMe, em https://gofund.me/34c0ab78.
A aventura em Marrocos pode ser acompanhada na página do Instagram Duna Dunes. "Vamos documentar tudo nas redes sociais, para que as pessoas possam sentir que estiveram lá de alguma forma", explica António Monteiro.