Jovens de vários países participam, até ao final do mês, na Universidade Júnior. Promovida pela Universidade do Porto, a iniciativa proporciona um período de experiência em mais de 25 faculdades da Universidade do Porto.
Corpo do artigo
Cerca de 5200 participantes entre os 11 e os 17 podem explorar diversas atividades com o objetivo de se ambientarem ao ensino superior. "Programar um videojogo, aprender japonês ou latim, interagir com arte e experimentar um verdadeiro projeto de investigação laboratorial" são algumas das propostas da edição deste ano.
A Universidade Júnior tem ainda um programa de alojamento para quem precisa.
Além de Portugal a iniciativa recebe participantes da Alemanha, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Senegal.
Nesta quinta-feira à tarde, António Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, faz uma visita guiada a algumas das actividades. Começa na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (Rua do Campo Alegre, 823) e passará por outras faculdades no polo do Campo Alegre.
"Desde o seu arranque em 2005, a "Universidade Júnior" já contou com a participação de cerca de 70 mil jovens, assumindo-se como o maior programa de iniciação ao ambiente universitário de Portugal ", refere a organização.