Jovens de todo o mundo procuram soluções tecnológicas para problemas do Porto
São 23 os jovens de várias partes do mundo que estão há cerca de um mês à procura de soluções tecnológicas para resolver problemas de quatro entidades do Porto: Centro Hospitalar de São João, Agência de Energia do Porto, Águas e Energias do Porto e Domus Social.
Corpo do artigo
A iniciativa insere-se no programa CityXperiment, concebido pela Porto Digital, no âmbito da estratégia da Câmara do Porto para a inovação e transição digital. "Este programa pioneiro reúne jovens talentos, academia, autarquia e empresas locais para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras que respondam a problemas concretos da cidade, com especial enfoque no contexto urbano", adianta o município.
O programa, que arrancou em outubro, reúne estudantes e recém-graduados de universidades prestigiadas de países como Qatar, Espanha, China, Vietname, Singapura e Países Baixos, assim como Portugal, que, até ao final do mês, trabalham diretamente com aquelas quatro empresas e instituições para resolver uma série de desafios, sobretudo relacionados com a utilização de dados e tecnologia para uma gestão mais eficiente e a promoção de práticas sustentáveis "em áreas fundamentais da cidade".