O trabalho vai ser executado em coautoria com os artistas Godmess e Hazul e integra o projeto "Habito o Mundo".
Corpo do artigo
Um grupo de jovens refugiados e migrantes, com idades entre os 11 e os 19 anos, vai participar na conceção de um mural de arte urbana, em Vila Verde, no início da próxima semana. O trabalho será realizado em parceria com dois artistas, Godmess e Hazul, no âmbito do projeto "Habito o Mundo", desenvolvido pela Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas, sediada no Porto, que tem também promovido oficinas de artes urbanas noutros locais.
“Os participantes vão poder conceber pelas suas próprias mãos, em regime de cocriação com os dois artistas que nos acompanham, um mural que ficará como legado futuro e que, de alguma forma, permitirá que comuniquem algo com o Mundo”, explicou ao JN a responsável pela coordenação artística do projeto, Marta Terra, sublinhando a “total abertura” quanto ao tema do mural. “O objetivo é que deem espaço à criatividade e estimulem a autoconsciência, usando a arte para se exprimirem”, reforçou.
Usar a arte para integrar
Iniciado em setembro de 2022, o projeto "Habito o Mundo" estende-se até ao próximo mês de fevereiro e acontece regularmente em três polos: São João da Madeira, Porto e Braga, sendo que neste último caso as atividades foram mais deslocalizadas para Vila Verde.
Durante estes dois anos, segundo Marta Terra, o projeto “já contou com a participação de mais de 70 crianças e jovens”, quer das comunidades locais, quer provenientes de vários outros países, como Síria, Afeganistão, Sudão, Gâmbia ou Senegal.
“Têm sido desenvolvidas sessões regulares com crianças e jovens migrantes e também com elementos da comunidade local ou provenientes de outros contextos, permitindo que em conjunto desenvolvam as suas competências na área artística, mas também a socialização e integração de todos”, salientou a responsável.
Entre as várias atividades, o projeto já permitiu desenvolver oficinas de cerâmica, realizar um roteiro pela arte urbana no Porto e conceber um livro com ilustrações das crianças participantes. O próximo passo é execução do mural, em Vila Verde, que deverá estar concluído na terça-feira.