O presidente da Junta de Freguesia da Ericeira, em Mafra, garantiu ao JN que, dentro de dias, já terá dinheiro para pagar aos funcionários com salários em atraso, mas avisa que o próximos quatro anos obrigam a uma grande "ginástica" financeira.
Corpo do artigo
Junta de Freguesia da Ericeira e Câmara Municipal de Mafra já chegaram a um acordo de princípio sobre os valores a protocolar no âmbito da delegação de competências, o que permitirá pagar aos funcionários e equilibrar as contas daquele órgão autárquico.
António Mansura, eleito presidente de Junta nas últimas eleições autárquicas, não revela qual a verba em questão, mas assegura que o dinheiro que a Câmara vai transferir obrigará a uma gestão "apertada e de muito rigor".
Recorde-se que, em Novembro passado, António Mansura assumiu publicamente que a Junta da Ericeira estava falida, sem recursos para pagar, a tempo e horas, os salários dos 32 funcionários.
Na mesma ocasião, o autarca revelava ter herdado do anterior Executivo uma dívida a fornecedores de 20 mil euros, e mais 27 mil respeitantes a dívidas várias.
Três meses depois, o autarca adianta que conseguiu honrar o pagamento dos salários dos funcionários até ao final do ano, mas admite sentir-se frustrado por "não ter dinheiro para fazer face às despesas".
Além das transferências mensais de dinheiro para as juntas, para pagamento de salários, estão a ser negociadas com os restantes órgãos locais transferências de verbas trimestrais para fazer face a outras despesas relacionadas, por exemplo, com a recolha de lixos ou arranjos na via pública.
De acordo com António Mansura, a Junta terá menos dinheiro do que no passado, uma vez que a Câmara se prepara para transferir verbas 15% inferiores às que transferia anteriormente. "Vamos ser obrigados a trabalhar com cuidado nos próximos quatros anos. Teremos que fazer muita ginástica para pagar aqui e ali", frisa.
O JN tentou ouvir o presidente da Câmara de Mafra, sobre esta questão, mas sem êxito, até ao fecho desta edição. No entanto, o JN sabe que o autarca tem efectuado, nos últimos dias, reuniões com presidentes de Junta para as delegações de competências.