A Junta de Freguesia das Gaeiras foi premiada por garantir igualdade de oportunidades, graças a professores voluntários, que dão explicações gratuitas a alunos carenciados. Para beneficiarem deste apoio, os agregados familiares têm de residir nas Gaeiras e ter um rendimento mensal inferior a 1700 euros líquidos.
Corpo do artigo
Criado há três meses pela Junta de Freguesia de Gaeiras, em Óbidos, o Explic(A)ção ganhou o prémio de Autarquia do Ano, na subcategoria Apoio Social para Famílias Carenciadas. O projeto consiste em dar apoio ao estudo às crianças e jovens da freguesia com dificuldades económicas, com a ajuda de 12 professores voluntários. Neste momento, é frequentado por seis alunos.
"Queremos garantir que a ausência de recursos financeiros das famílias não coloca em causa o sucesso e a igualdade de oportunidades dos jovens", explica ao JN Ricardo Duque, presidente da Junta das Gaeiras. Para tal, lançou o desafio aos professores residentes na freguesia para integrarem o Banco de Voluntários, e darem explicações gratuitas a alunos do 2.º e 3.º ciclos e do Secundário.
Para beneficiarem deste apoio, os agregados familiares têm de residir nas Gaeiras e ter um rendimento mensal inferior a 1700 euros líquidos. "Mas, face à procura de pessoas de outras freguesias, no próximo ano letivo, vamos abrir o projeto a todas as famílias do concelho de Óbidos", revela o autarca.
Nos dias de hoje, os pais pouca ou nenhuma atenção lhes podem dar, e nem sempre dominam as matérias, devido à evolução dos currículos
Coordenadora do Explic(A)ção, Ivone Cristino conta que, até ao momento, só têm sido procurados para "reforçar as aprendizagens" a Português e a Matemática do Básico. "Temos alunos num patamar positivo, mas consideram que conseguem tirar melhores notas", observa. E assegura que a orientação no estudo de cada disciplina está a contribuir para melhorarem os resultados.
"Nos dias de hoje, os pais pouca ou nenhuma atenção lhes podem dar, e nem sempre dominam as matérias, devido à evolução dos currículos", justifica Ivone Cristino. Pedro Santo confirma que o apoio que os filhos, de 13 anos, recebem no Explic(A)ção "tem sido uma boa ajuda". A frequentarem o 7.º ano, garante que estão "mais organizados no estudo", o que se está a refletir nas notas dos testes.
O projeto Explic(A)ção funciona no Espaço Ó das Gaeiras, nas tardes de segunda a sexta-feira. Física e Química, Ciências, Biologia e Geologia, Francês, Geografia e Inglês são as restantes disciplinas disponibilizadas.
Os jovens poderão ainda ter apoio na área da Psicologia Educativa e do Ensino Especial.