
Papa Francisco com Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António
DR/Observatório Romano
O Papa Francisco recebeu, esta quarta-feira na Praça de São Pedro, em Roma, uma comitiva da Junta de Freguesia de Santo António, que se deslocou de Lisboa ao Vaticano para assistir à Audiência Geral Papal.
Vasco Morgado, presidente da Junta de Santo António, acompanhado por uma comitiva de 50 moradores daquela freguesia lisboeta, ofertou ao líder da Igreja Católica a pintura "Santo António", da autoria de Carlos Barahona Possollo. A comitiva levou ainda uma imagem de Santo António do séc. XVII, que foi abençoada por Sua Santidade.
"Foi uma emoção enorme e uma oportunidade única de podermos estar com o Santo Padre", adiantou ao JN, Vasco Morgado, que teve oportunidade de saudar pessoalmente o Papa, a quem explicou o que motivou esta ida ao Vaticano da comitiva de Santo António.
"Quisemos assinalar este momento com um gesto que cimenta a identidade da nossa Freguesia", referiu o autarca, acrescentando que a visita a Roma e ao Vaticano serviu também para "reforçar o contributo na recuperação e (re)valorização do património cultural da da freguesia".
Da parte de Sua Santidade, a mensagem de saudação "cordial aos peregrinos de língua portuguesa, em particular aos cidadãos lisboetas de Santo António, guiados pelo presidente da Junta de Freguesia", foi de esperança e alegria.
"O Senhor vos abençoe e encha de alegria, e o Espírito Santo ilumine as decisões da vossa vida, para realizardes fielmente a vontade do Pai celeste. Sobre todos vós e sobre as vossas famílias e comunidades, vele a Virgem Mãe de Deus e da Igreja", foram as palavras dirigidas pelo Papa Francisco, ao grupo de Santo António.
