O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, aproveitou a inauguração de um parque urbano, esta sexta-feira, para reclamar do Governo esforço para acelerar procedimentos que permitam executar o máximo de fundos comunitários. O secretário de Estado, Hernâni Dias, assegurou que esse é o objetivo.
Corpo do artigo
A 3 de maio há corridas de passo travado em Lamego. É tradição. Mas a chuva dos últimos dias deixou o terreno em mau estado. O presidente da Câmara, Francisco Lopes, não pôde mostrar os velozes cavalos ao secretário de Estado das Autarquias Locais e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, que ali foi inaugurar o parque urbano. Mas aproveitou para reclamar do Governo esforço para acelerar procedimentos que permitam executar o máximo de fundos comunitários. Hernâni Dias assegurou que esse é o objetivo.
“Está tudo muito atrasado”, vincou o autarca. Recordou programas de apoio em que a assinatura de contratos com os municípios ocorrerou com vários anos de atraso sobre o início. “Isto põe uma enorme pressão sobre o Governo e as comissões de coordenação para colocar avisos na rua, sobre as câmaras para terem projetos que possam ser elegíveis e sobre a atividade económica da construção e do imobiliário que tem vários problemas, nomeadamente de mão de obra”, explicou Francisco Lopes.