<p>A lampreia está a ser comprada aos pescadores da ria de Aveiro quase ao desbarato quando comparada com os preços que chega a atingir em restaurantes. "Ao preço que tem andado não dá para as despesas", dizem pescadores da Torreira.</p>
Corpo do artigo
A lampreia pescada na ria de Aveiro está a ser paga aos pescadores a preços que oscilam entre os dois euros e meio e os sete euros e meio.
"Ao preço a que nos estão a pagar não dá para as despesas", disse ao JN, Armando Manuel, pescador vai para 14 anos na ria de Aveiro, na zona da Torreira (Murtosa).
A forte ventania que ontem se fez sentir ao fim da manhã e o virar da maré fizeram com que Armando Manuel desistisse de ir à pesca da lampreia. "Ainda saí, mas com o tempo que está não vale a pena", disse.
António Gouveia, 60 anos, é outro pescador que se queixa. "Em Janeiro chegou aos 40 e passado quinze dias foi para 15 e 20 euros e agora compram-nas duas a cinco euros", desabafou, salientando que se trata de lampreias "com dois ou três quilos". "Temos dias em que perdemos sete e oito horas na pesca", lembrou.
Estes preços estão bastante longe dos que são praticados nos restaurantes. Em Sever do Vouga, onde começou este fim de semana a "Rota da Lampreia e da Vitela", a lampreia está a ser paga em restaurantes com preços que oscilam entre os 25 euros (a dose) e os 60 euros (lampreia inteira), segundo o JN apurou e que estarão ao nível dos preços praticados o ano passado.
O Núcleo Regional de Aveiro da Quercus em comunicado alerta para o risco da existência de lampreia (para além do sável e da savelha) que a intensidade de capturas provoca no rio Vouga.
Afirma a Quercus que segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, a lampreia é uma espécie com o estatuto de ameaça "vulnerável" pelo que "é urgente tomar medidas em prol da sua conservação". A Quercus lembra que nos últimos anos foram frequentes as noticias de capturas ilegais no rio Vouga.