Escassez em todo o país. No rio Minho há exemplares com três quilos vendidos a cem euros. Especialista do Centro de Ciências do Mar defende restrição da pesca em 2025.
Corpo do artigo
Poucas, boas e só para quem pode. A lampreia do rio Minho atingiu este mês preços históricos de 100 e 120 euros a unidade devido a uma escassez também nunca vista. Pescadores relatam que os raros exemplares capturados pelas redes atingem dois e três quilos, muito acima do comum.
O diretor do MARE- Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e docente da Universidade de Évora, Pedro Raposo de Almeida, afirma que o cenário é transversal a todos os rios nacionais e defende medidas como a restrição da pesca já em 2025 (ler entrevista abaixo). Como principais fatores que explicam esta crise da lampreia, o especialista indica a seca de 2017, que interferiu no ciclo de sete anos de reprodução do peixe ciclóstomo e se está a refletir agora. E também a restrição da pesca da lampreia este ano em França, que abastecia o mercado português.