O programa Norte 2030 lançou um novo aviso para apoiar a participação individual em ações, percursos de formação profissional e processos de certificação de trabalhadores que exerciam funções na refinaria de Matosinhos.
Corpo do artigo
Segundo um comunicado enviado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o apoio visa potenciar o emprego ou a requalificação dos antigos trabalhadores, sendo que “as formações a apoiar devem ser certificadas, com vista à obtenção de uma qualificação ou grau académico correspondente a uma determinada saída profissional ou à obtenção de unidades de formação (ECTS ou UFCD), obedecendo aos respetivos requisitos específicos”.
O aviso denomina-se “Participação individual na formação – plano territorial para uma transição justa de Matosinhos” e pode ser consultado AQUI .
“Este concurso visa minimizar os efeitos diretos e indiretos nos trabalhadores e no mercado de trabalho resultantes do processo de transição energética, apoiando o desenvolvimento de formações que contribuam para a reconversão e a reintegração profissional destes trabalhadores que viram o seu posto de trabalho extinto por força do encerramento da refinaria”, lê-se na nota.
O apoio destina-se exclusivamente a pessoas que exerceram funções na refinaria e as candidaturas decorrem até ao dia 30 de dezembro de 2025. O financiamento total relativo a este aviso é de 500 mil euros.
Quem estiver interessado tem de candidatar-se neste balcão online. Para obter informações adicionais, podem enviar um email para o endereço norte2030@ccdr-n.pt.