Foi lançado esta quarta-feira o concurso público para a construção da primeira fase da Academia de Futebol da AF Porto, na Prelada. Está previsto que a obra tenha início ainda este ano e o custo é de 1,1 milhões de euros. Segundo o presidente, José Neves, as propostas têm que ser entregues até 11 de setembro.
Corpo do artigo
"A primeira fase engloba o movimento de terras, as fundações, a construção de muros e o betão armado das torres de iluminação. O objetivo é que a obra comece antes do inverno e tenha continuidade durante a estação, com a construção dos muros", explicou o dirigente, sublinhando que o concurso será publicado, esta quinta-feira, em Diário da República, por uma questão de "transparência".
A publicação também tem a ver com o acesso a "fundos comunitários", embora, nesta fase, a empreitada vá avançar com o recurso a "capitais próprios" e uma "comparticipação da Federação Portuguesa de Futebol".
O projeto, já aprovado pela Câmara do Porto, compreende mais duas etapas: "A segunda fase será a construção do edifício de apoio e a terceira fase passará pela instalação dos relvados". O cronograma aponta para "2026" a entrada em funcionamento do complexo.
O projeto da Academia da AF Porto, cuja área de implementação se estende por três hectares na zona da Prelada, junto à Via de Cintura Interna, prevê a construção de dois campos relvados (um deles de futebol de 11) e de outro campo de relva sintética, além de um conjunto de infraestruturas desportivas de apoio.