Os centros escolares do Louro, Antas e Famalicão deverão estar em funcionamento no início do ano lectivo 2012/13. As empreitadas são lançadas hoje, pela Câmara de Famalicão.Os estabelecimentos de ensino implicam um investimento total de 5,1 milhões de euros e terão uma comparticipação de cerca de três milhões de euros do Fundo Regional do Governo.
Corpo do artigo
"É um grande investimento na educação dos nosso filhos e dos nossos netos que vai perdurar por muitos e muitos anos", adiantou o presidente da Câmara de Famalicão, Armindo Costa, citado num comunicado a Autarquia.
O autarca considera que para uma "educação de qualidade é preciso bons professores, mas também é preciso boas escolas". "É o maior investimento de sempre na construção de novas escolas no concelho", afirmou Armindo Costa, no mesmo documento.
No Louro a nova escola vai ser construída num terreno próximo da igreja, o mesmo acontecendo no caso do centro escolar de Antas. Os terrenos pertencem à Câmara de Famalicão.
De acordo com o Município, cada um destes estabelecimentos de ensino terá dez salas para o 1º ciclo, duas salas para o pré-escolar, um laboratório "Ciência Viva", biblioteca, refeitório, polivalente, sala de professores e outros espaços multifuncionais.
Cada edifício poderá albergar um total de 288 crianças.
Já em Famalicão, a escola sede número 2 vai sofrer obras de requalificação e adaptação a centro escolar. Nesse sentido, o projecto de transformação prevê que serão construídas seis salas novas, biblioteca, refeitório, sala de professores e outros espaços sendo que a empreitada prevê a requalificação das oito salas existentes.
A juntar a estes três novos centros escolares, cujas obras de construção são lançadas hoje, o Município destaca as novas escolas de Joane, Ribeirão e Telhado, que deverão começar a funcionar no ano lectivo 2011/12.
Em nota enviada à Imprensa, a Autarquia famalicense aponta que o plano de modernização escolar implica a edificação de seis novos centros escolares.