Os primeiros 30 a 50 agentes da Polícia Municipal (PM) de Leiria deverão estar no terreno 24 horas por dia e sete dias por semana, no segundo semestre de 2025. Além do reforço da presença no território, os agentes terão também competências em matéria ambiental e de urbanismo.
Corpo do artigo
Os primeiros 30 a 50 agentes da Polícia Municipal (PM) de Leiria deverão estar no terreno 24 horas por dia e sete dias por semana, no segundo semestre de 2025. A convicção é de Luís Lopes, vereador da Proteção Civil, que justifica ao JN a criação deste "braço armado" com o "aumento exponencial da ocupação do espaço público" e a PSP e a GNR não conseguirem dar resposta a todas as ocorrências.
Preocupado com o crescimento da "criminalidade ligeira", Luís Lopes explica que o número de agentes da PM de Leiria, cujo regulamento está em preparação, poderá ser aumentado, pois a sua área de intervenção será todo o concelho. Assim que a criação desta força policial for aprovada pelos órgãos competentes, será aberto um concurso público para recrutamento de candidatos, que deverão ter, no máximo, 30 anos.