A candidatura do esqueleto da Criança do Lapedo a Património da Humanidade é uma das propostas de valorização deste achado, com cerca de 29 mil anos, descoberto em 1998 perto de Leiria e que marcou a paleontologia internacional por apresentar traços de 'Neandertal' e de 'Homo sapiens'.
Corpo do artigo
A proposta consta do programa de interpretação e comunicação do Vale do Lapedo, denominado "Criança do Lapedo - uma proposta de viagem", apresentado, este sábado, numa sessão onde o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, sublinhou que este "é um projeto de dimensão nacional", comparando-o a Foz Côa, e que, por isso, precisa do envolvimento da "cúpula da cultura nacional" e do financiamento do Governo.
A executar por fases, o programa propõe ainda a criação da Rota do Vale do Lapedo. Admitindo que possa parecer uma proposta "banal", Gonçalo Cadilhe, escritor de viagens que integrou a equipa responsável pela elaboração do documento, frisa que o objetivo é ir "contra a corrente" e transformar o Vale do Lapedo num lugar de caminhada "serena e espiritual", que "homenageia a história que lá se passou na Pré-História".