A cidade de Leiria vai ganhar mais 150 lugares de estacionamento. O projeto do novo parque foi aprovado, esta terça-feira, em reunião de Câmara e prevê um investimento a rondar os 820 mil euros, com um prazo de execução estimado em 420 dias (14 meses)
Corpo do artigo
De utilização gratuita, o parque será construído junto à Avenida Papa Francisco, um dos principais acessos à cidade, e, segundo a câmara, pretende "responder à necessidade de aumentar a oferta de estacionamento público" naquela zona, apoiando o centro histórico e a área de serviços existente nas imediações, onde se localizam os Paços do Concelho, o Tribunal e a Segurança Social.
De acordo com equipa projetista, o parque ficará preparado para integrar o sistema Leiria Smart City, disponibilizando informação em tempo real sobre os lugares disponíveis, quer no local quer nos painéis informativos instalados em vários pontos da cidade.
O projeto prevê a impermeabilização do parque, mas, segundo uma nota de imprensa da câmara, será feita uma intervenção ao nível da drenagem de águas pluviais, para minimizar os efeitos dessa pavimentação. Estão também contempladas zonas de caleiras para a plantação de árvores.
Vereador independente eleito pelo PSD, Álvaro Madureira saudou a maioria socialista por ter aceitado a proposta da oposição para construir o parque e defendeu que a autarquia devia aproveitar a intervenção para construir uma nova rotunda no local, criando um novo acesso ao bairro dos Capuchos.