Município cria incentivos para atrair clínicos
Corpo do artigo
Atrair e fixar médicos no Hospital de Santo André e nos centros de saúde do concelho é o principal objetivo do programa de incentivos aprovado, esta segunda-feira, pela Câmara de Leiria, que prevê um apoio mensal de 600 euros para a comparticipação da renda de casa. De acordo com o regulamento, este incentivo será atribuído durante três anos, com os beneficiários a comprometerem-se a ficar no concelho por um período de cinco anos.
Reconhecendo que a medida "não vai resolver os problemas da saúde" no concelho, onde há milhares de utentes sem médico de família e muitas das vagas para especialistas hospitalares ficam por preencher, a vereadora Ana Valentim acredita que a medida pode "minimizar" essas lacunas, "contribuindo para a melhoria da prestação de cuidados de saúde à população".
"Se conseguirmos fixar alguns clínicos, será positivo", assume a autarca, frisando que, por cada médico que adira ao programa, o Município fará "um "investimento" de 21 mil euros. É, diz, um valor "considerável", com os 600 euros mensais de apoio à renda a serem calculados "com base os preços atuais do mercado". Os beneficiários terão ainda acesso gratuito aos eventos culturais organizados pela Câmara.
Segundo o regulamento, para usufruirem dos benefícios, os médicos terão de trabalhar a tempo inteiro e fixar residência no concelho e não podem possuir habitação "própria e permanente" na área do Município.
Na mesma reunião de câmara, o executivo aprovou também a assunção de competências na área da saúde.