A Festa do Leitão, que está a decorrer até domingo no Largo 1º de maio, em Águeda, dá nesta 28ª edição um “salto qualitativo”, invertendo um ciclo menos bom, assegurou ao final da tarde desta quinta-feira, na sessão de abertura, o presidente da Câmara, Jorge Almeida.
Corpo do artigo
O recinto gastronómico, no pavilhão do GICA, tem 600 lugares sentados e haverá quatro restaurantes do concelho a servir comida. O leitão, acompanhado com batata, salada e laranja, custa 18 euros a dose.
Pelo palco principal passarão esta noite, a partir das 22.45 horas, Lon3r Johny & Plutónio, amanhã cantam os D.A.M.A. e Kura, às 22.45 horas, Bárbara Tinoco atua sábado e, para domingo, estão reservados os Entre Aspa, Excesso e Piruka. Haverá ainda animação de rua e artesanato.
O leitão, sublinhou o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, que marcou presença na sessão de abertura, é uma “referência gastronómica da Bairrada”, uma “bandeira” que o município soube agarrar e à qual juntou os espumantes da Bairrada, que também poderão ser degustados no recinto.
Ricardo Coelho, presidente da ACOAG, a associação comercial que coorganiza o evento com a Câmara, lembrou que os lucros resultantes do “prazer de degustar leitão à Bairrada” irão “ajudar associações”.