As delegações regional e local de saúde pública acreditam que as reações alérgicas, que ontem surgiram em várias crianças, nada terão a ver com a qualidade da água e, embora sem resultados das análises, decidiram levantar a proibição. As conclusões às colheitas só deverão ser conhecidas na segunda-feira.
Corpo do artigo
O caso, recorde-se, começou na sexta-feira de manhã em Labruge, quando várias crianças apresentaram reações alérgicas cutâneas depois de terem ido a banhos no mar. A capitania do porto de Vila do Conde não hesitou e, por precaução, a capitã Mónica Martins mandou içar a bandeira vermelha. Entretanto, começaram a surgir casos idênticos entre banhistas na praia de Mindelo e, também ali, ainda durante a manhã, foi içada a bandeira vermelha. Ao JN, a capitã de porto explicou que os banhistas afetados apresentaram todos os mesmo sintomas: reações alérgicas cutâneas, com vermelhidão, irritação da pele e comichão. A Câmara contratou um laboratório para fazer análises à água, mas os resultados só serão conhecidos na segunda-feira.
A capitania recusava arriar a bandeira vermelha, sem que a saúde pública atestasse haver condições de segurança. Já esta manhã, as delegações regional e local de saúde, ainda que sem ter resultados das análises, entenderam, explicou ao JN a Câmara de Vila do Conde, que “dada a sintomatologia, a causa não deverá ser da água” e, “uma vez que não surgiram mais casos”, resolveram levantar a interdição.
Ontem, Mónica Martins havia relatado ao JN que a situação já tinha ocorrido em anos anteriores, sem que as análises à qualidade da água tenham conseguido detetar qualquer contaminação. Ainda assim, a verdade é que foram muitos os banhistas com queixas similares e todos naquelas duas zonas balneares. Resta esperar pelos resultados das análises para perceber se se chegará, desta vez, a perceber o que aconteceu nas praias de Labruge e Mindelo e se a situação já estará resolvida.
Recorde-se que Labruge e Mindelo ostentam, desde 2011 e 2012, respetivamente, qualidade de água excelente e têm ambas Bandeira Azul e Qualidade Ouro.