A Iniciativa Liberal (IL) decidiu associar-se, este domingo, à candidatura de Pedro Duarte à Câmara do Porto. Com essa decisão, ratificada em Conselho Nacional, o ex-ministro social-democrata vai apresentar-se a votos coligado com a IL, o CDS-PP e o movimento “Independentes do Porto”.
Corpo do artigo
“É com enorme convicção e motivação que nos associamos a esta candidatura alargada e abrangente, liderada pelo dr. Pedro Duarte, que resulta num projecto em que depositamos total confiança e que terá um contributo decisivo da Iniciativa Liberal”, referiu o líder do Núcleo Territorial do Porto, Hugo Beirão Rodrigues.
Para os liberais, é importante estarem no Executivo Municipal. É que, segundo Hugo Beirão Rodrigues, o partido entra nas autárquicas com o compromisso de “desenvolver um conjunto de medidas liberais, com foco no crescimento económico e na reforma da governança do município, de planeamento urbano e de melhoria da mobilidade da cidade”. “Acreditamos no nosso dinamismo, na nossa competência e na nossa vontade de pôr o 'Liberalismo a Funcionar'", disse, ao JN.
Pedro Duarte já agradeceu o apoio da IL. “Esta coligação é uma prova da importância do diálogo democrático, reunindo condições para políticas mais sólidas para a cidade do Porto”, considerou.
Para o candidato social-democrata, a coligação de centro-direita alcançada ontem e que reúne os dois partidos (IL e CDS/PP) que apoiavam o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, é a prova de que lidera “um projeto aberto e positivo, que envolve toda a cidade do Porto”. “Um projeto da cidade e para a cidade”, acrescentou.
“Sinto um apoio cada vez maior entre os portuenses, e esta decisão da IL, que agradeço, é mais um sinal de que a onda está imparável”, concluiu, ao JN, o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares, que anunciou a sua candidatura à Câmara do Porto a 2 de abril passado.
Durante esta segunda-feira, já começarão a ser afixados os cartazes da candidatura de Pedro Duarte, com todos os elementos da coligação e sob o slogan “O Porto somos Nós”.
Esta quarta-feira, o acordo de coligação entre PSD, CDS/PP, IL e independentes vai ser assinado, durante a inauguração da sede de campanha de Pedro Duarte, na Avenida dos Aliados. No mesmo espaço onde o social-democrata Rui Rio e o independente Rui Moreira montaram as sedes das suas candidaturas.
Segundo apurámos, esse acordo prevê a entrada nas listas de Pedro Duarte de representantes dos liberais, democratas-cristãos e do movimento Independentes do Porto, que foi criado na semana passada, com 700 subscritores e que tem a médica ortopedista Marta Massada como porta-voz.