A ligação de autocarro entre Porto e Braga vai ser reativada nesta quarta-feira, na sequência de um entendimento entre as duas câmaras municipais.
Corpo do artigo
"Esta decisão, que surge por consenso entre Rui Moreira e Ricardo Rio, é justificada, desde logo, pela necessidade de assegurar o acesso a instituições de ensino superior, bem como aos centros hospitalares do Porto e ao Instituto Português de Oncologia, entre outros pontos nevrálgicos da cidade", sublinha a Câmara do Porto, em comunicado.
A autorização provisória emitida pela Área Metropolitana do Porto para aquele serviço tinha terminado a 30 de novembro, deixando muitas pessoas sem transporte.
Na quarta e na quinta-feira, "o transporte rodoviário de passageiros será efetuado a título gratuito (custeado pelo Município do Porto), em serviço ocasional, assegurando 15 circulações diárias".
"A partir da próxima segunda-feira, dia 11, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, enquanto autoridade de transportes inter-regional com competência partilhada para a linha entre Porto e Braga, assumirá a gestão do serviço de transporte público de passageiros", acrescenta a Autarquia.
"Acaba de ser assumida a concretização da linha Braga-Porto pela CIM do Cávado, com o apoio financeiro do Município do Porto nos primeiros dias. Congratulamo-nos com a solução, que demonstra que era à CIM do Cávado que competia implementar a linha, como sempre defendemos. Lamentamos que as pessoas tenham sido prejudicadas por esta jogada política sem sentido", assinalou o presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues.