O Conselho de Ministros decidiu incluir no Plano Nacional Ferroviário a realização dos estudos técnicos para a criação de ligações de caminho de ferro a Trás-os-Montes, nomeadamente as linhas Porto/Bragança e Bragança/Zamora.
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A resolução já foi publicada em Diário da República e foi considerada uma boa notícia pelo presidente da Câmara de Bragança, Paulo Xavier, que se “congratula” com a inclusão daquelas linhas no Plano Nacional Ferroviário, aprovado em Conselho de Ministros esta semana. A Infraestruturas de Portugal irá realizar os estudos necessários para a avaliação de investimentos ferroviários prioritários, onde se inclui o eventual regresso da ferrovia a Bragança.
“Bragança está finalmente inscrita, oficialmente, nos planos da ferrovia nacional para o futuro, com indicações para o início efetivo de estudos ordenados pelo governo às entidades responsáveis”, explicou o autarca, que considera a ferrovia “uma solução prioritária para superar a condição de isolamento de Trás-os-Montes”.
Além de aprovar o Plano Nacional Ferroviário, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 77/2025 determinou que será a Infraestruturas de Portugal a responsável pelos estudos técnicos necessários à tomada de decisão sobre vários investimentos ferroviários, colocando, assim, o regresso da ferrovia a Bragança numa fase inicial de planeamento.
O documento indica, ainda, que a nova linha Porto-Bragança poderá articular-se com outros projetos ferroviários estruturantes, como a eventual ligação Bragança-Zamora e a sua integração na rede ferroviária europeia de alta velocidade.
O Plano Nacional Ferroviário não apresenta uma calendarização para execução dos investimentos previstos, mas o presidente da câmara salienta que “para Bragança e para Trás-os-Montes, este é um tema urgente” e uma “uma oportunidade imperdível para esbater os desequilíbrios territoriais e implementar medidas de coesão capazes de inverter as já conhecidas tendências de despovoamento e envelhecimento da população, assim como a crescente ‘litoralização’ do território”.
O concelho deixou de ter ligações por comboio em 1992, com o encerramento do troço da Linha do Tua, entre Mirandela e Bragança.