Corpo do artigo
Em Góis vai ser eleito um novo presidente. A atual líder da autarquia, Maria de Lurdes Castanheira, está a terminar o terceiro mandato pelo PS e fica, por isso, impedida de se recandidatar.
O PS anunciou inicialmente Mário Garcia como candidato. Vice-presidente do município, era o sucessor apontado pelos socialistas. No entanto, problemas de saúde forçaram a desistência do professor de história, deixando o PS ainda à procura de nova solução.
O movimento "Independentes por Góis" foi a segunda força mais votada em 2017. O atual vereador pelo movimento, José Rodrigues, é o candidato para as autárquicas deste ano. O técnico superior da Direção-Geral do Tesouro e das Finanças quer aumentar o envolvimento dos cidadãos no poder político.
Pelo PSD repete-se a candidatura de Rui Sampaio, vereador único eleito no último ato eleitoral. A viver em Góis há 42 anos, é presidente da Associação Educativa e Recreativa de Góis, que desenvolve atividades nas áreas do desporto, cultura e recreio desde 1939.
O executivo de Góis é composto por cinco vereadores. Em 2017 o PS venceu as eleições com 36,06% dos votos e conseguiu dois mandatos. O movimento Independentes por Góis conquistou 30,88% e nomeou outros dois vereadores. O PSD alcançou 29,10% e elegeu um mandato. A CDU apenas conseguiu 0,69% dos votos.