Corpo do artigo
A vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Júlia Fernandes, vai ser a candidata do PSD à Câmara de Vila Verde, substituindo António Vilela que atingiu o limite de mandatos. A também mulher do eurodeputado José Manuel Fernandes vai ter a missão de manter a hegemonia dos sociais-democratas no concelho que, em 2017, conseguiram reforçar a distância para o PS, com 51,97% dos votos contra 35,52%. Em 2013, a diferença tinha sido de apenas de três pontos percentuais.
É no feminino que se apresenta, também, a candidatura do CDS-PP. Cláudia Pereira, líder da bancada na Assembleia Municipal, anunciou que vai encabeçar a lista do partido, que ganhou expressão nas últimas Autárquicas, com 5,67% dos votos, quando em 2013 não tinha chegado aos 4%. Ainda assim, foi insuficiente para elegerem vereadores.
Em Vila Verde, o PSD conta com quatro vereadores, enquanto o PS tem três elementos a fazer Oposição no Executivo.
Este ano, os socialistas escolheram o atual presidente da Junta de Cabanelas, António Esquível Gomes, como cabeça-de-lista da candidatura às Autárquicas, depois de José Morais ter anunciado que não se queria recandidatar às eleições.
O Bloco de Esquerda optou por Gorete Pimentel, 50 anos, para chegar à liderança da Câmara de Vila Verde. É enfermeira e conhecida por presidir o Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos.