A linha Amarela do metro do Porto vai passar, em janeiro, a ter uma frequência de cinco minutos. O reforço do serviço resulta dos trabalhos de colocação de agulha dupla no término do Hospital de São João, cuja conclusão se mantém prevista para o início do próximo ano. Mas o objetivo da Metro é oferecer uma frequência entre os três e os quatro minutos, algo que só será possível quando for aberta a ligação entre Santo Ovídio e Vila d"Este, em Gaia.
Corpo do artigo
"Logo em janeiro vamos passar para 11 veículos a circular, em horas de ponta, em ambos os sentidos", avançou o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, ao JN.
"Estamos a fazer um reforço de atração na linha Amarela, sendo que o nosso objetivo é entre 16 a 18 veículos a circular entre o Hospital de São João e o término de Santo Ovídio. Esse objetivo será concretizado no momento em que abrirmos a ligação a Vila d"Este", esclareceu Tiago Braga. O prolongamento da linha Amarela deverá estar concluído no início de 2024.
Entretanto, e a partir de meados do próximo ano, começam também a chegar os novos veículos encomendados à fabricante chinesa CRRC Tangshan. De acordo com a Metro, as composições estão preparadas para servir qualquer uma das linhas de transporte.
"Neste momento de revisão do projeto, os novos veículos estão a ser desenvolvidos precisamente para que possam ser inseridos em toda a rede, sem exceção", frisou Tiago Braga, explicando que, "quando se coloca mais um veículo a circular numa linha, significa que há outro veículo que circulava nessa linha e que pode ir para outra".
No que toca ao interior das novas composições, o desenho "está praticamente fechado".
"Estamos a ultimar alguns pormenores e será divulgado muito brevemente", revelou o presidente da Metro do Porto, notando que os lugares não serão laterais, mantendo a "disposição normal".
Os novos veículos serão predominantemente cinzentos, mantendo, com algumas linhas, o tradicional amarelo.
Segunda linha de Gaia
Com a nova linha de Gaia, prevê-se um alívio da linha Amarela, uma vez que parte dos passageiros entre Santo Ovídio e a Boavista será deslocada para a nova linha.