Linha da Beira Alta volta a ligar o Litoral ao Interior com três anos de atraso
A linha da Beira Alta reabre na totalidade no próximo domingo, permitindo o regresso das ligações entre a Guarda e Lisboa e Porto, através do comboio Intercidades. Abre, também, a porta a ligações ferroviárias de mercadorias com os portos de Leixões e Aveiro e restabelece um corredor de ligação a Espanha e à Europa.
Corpo do artigo
Domingo é o dia há muito esperado, com o regresso do serviço de transporte ferroviário de passageiros entre as estações da Pampilhosa e de Mangualde, na Linha da Beira Alta. Com a reabertura deste troço é assegurada a reposição integral da circulação de comboios em toda a extensão da renovada linha, entre Coimbra-B e a Guarda.
A conclusão da obra, com três anos de atraso em relação ao previsto, tira Carregal do Sal do isolamento ferroviário a que foi votado aquele município com o início das obras, em abril de 2022. "São boas notícias", comentou o presidente da Câmara, Paulo Catalino. "Foi um longo processo, muito demorado, mas cuja conclusão vem dar uma maior acessibilidade aos nossos territórios de baixa densidade. Acho que esta linha vai ajudar muito a criar aqui um potencial muito maior, não só económico, como também na mobilidade das pessoas para o interior", acrescentou.