Linha de comboio entre Ermesinde e Contumil vai estar em obras quase quatro anos
No final deste ano ou no início do próximo começam as obras de alargamento da ferrovia entre Ermesinde e Contumil. Estão previstos 1385 dias de trabalhos, ou seja, quase quatro anos. O serviço vai manter-se, com as limitações à circulação dos comboios a fazerem-se sentir, sobretudo, durante a noite.
Corpo do artigo
Vão ser quase quatro anos de obras na linha entre Contumil, no Porto, e Ermesinde. Mais precisamente, serão três anos, nove meses e 14 dias, de acordo com o prazo de execução estipulado no concurso lançado pela Infraestruturas de Portugal para a duplicação daquele troço da ferrovia, por onde circulam cerca de 200 comboios todos os dias.
A ambição é, precisamente, desanuviar um verdadeiro garrote: naquela extensão de aproximadamente sete quilómetros o tráfego é intenso. “O troço Contumil-Ermesinde insere-se na Linha do Minho, com a ligação à Linha do Douro a ser realizada na estação de Ermesinde. Neste troço, circulam os comboios suburbanos de Braga e Guimarães (utilizando a Linha do Minho) e os suburbanos de Penafiel e Marco de Canaveses (pela Linha do Douro). Circulam ainda os serviços Alfas Pendulares e IC bem como os Regionais Minho e Douro”, especifica a Infraestruturas de Portugal. Com apenas uma via em cada sentido, o conflito é permanente, causando atrasos que penalizam os passageiros.