Modernizar a ferrovia supera os 55 milhões de euros. As obras geram dúvidas e queixas entre os passageiros.
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A linha ferroviária entre Espinho e a Estação das Devesas, em Gaia, vai estar em obras até ao final do próximo ano. Mas a empreitada de modernização será executada por fases, de modo a não obstar à circulação dos comboios. O investimento supera os 55 milhões de euros, sendo 85% desta verba financiada pela União Europeia.
Nesta primeira fase, os trabalhos são mais visíveis na Granja, Aguda e Miramar, onde os passageiros vão percebendo o que está a ser executado e vão-se adaptando às mudanças nos locais de embarque e desembarque, embora este período de transição dê azo a dúvidas e queixas.
"Já se sabe que as obras incomodam um bocado, mas quando estiverem prontas isto vai ficar uma maravilha", comenta Mário Valente, que faz o trajeto Aguda-Porto. "E se um Alfa passa mais depressa? Não compreendo. Antes havia aqui [Granja] um chefe da estação. Não há segurança", desabafa Francisco Seixas, aludindo às obras e às pessoas que desordenadamente atravessam a linha a pé.
Num nível mais técnico, a Infraestruturas de Portugal (IP), que é responsável pela empreitada, explica que serão levadas a cabo diversas intervenções, nomeadamente a "substituição integral da via (carril, travessas e fixações) e da catenária", assim como o "alteamento e substituição das plataformas de passageiros na estação da Granja e nos apeadeiros de Miramar e da Aguda, para melhorar as condições de circulação e acesso".
Túnel em Francelos
A IP adianta que "após a conclusão destes trabalhos serão intervencionadas, também faseadamente, as outras estações e apeadeiros - Francelos, Madalena, Valadares, Coimbrões e Gaia (Devesas) - localizadas no troço. Esta segunda fase deverá arrancar sensivelmente a meio do prazo de execução da obra".
Quanto ao atravessamento da linha é explicado que "o projeto prevê a instalação de passagens superiores pedonais na Granja, Aguda e Madalena. No apeadeiro de Francelos está prevista a construção de uma passagem inferior rodoviária, com passeios pedonais para atravessamento urbano e acesso aos cais".
Miramar também terá um túnel. "O projeto inclui a construção de uma passagem inferior rodoviária, bem como de todos os restabelecimentos rodoviários às ruas adjacentes. A solução foi objeto de concertação com a Câmara de Gaia."
Passagem contestada e património conservado
Granja
Um grupo de cidadãos mobilizou-se para contestar a projetada passagem superior pedonal na Granja. O grupo defende a construção de um túnel. Foi lançada uma petição, que reúne mais de 1500 assinaturas, e está em estudo uma providência cautelar.
Miramar
O antigo casario do apeadeiro de Miramar não será afetado. A prioridade agora são as novas plataformas e a linha, mas o restauro e a conservação do edificado fazem parte dos planos. Na Granja, outro local prestigiado, o edifício da estação está murado e há tapumes a proteger pormenores com história, como os azulejos.